27 de agosto de 2010

Eloquência Ateísta

Chega a ser um disparate intelectual colocar um ateu e um religioso para discutir. Ainda bem que tenho um blog. Logo, um monólogo. Um lugar onde não cometo a gafe e a tolice de buscar uma discussão teológica, ou não-teológica, vide que teologia nada mais é do que o estudo sobre a crença em algo que não se vê. Ainda há os religiosos que usam argumentos vazios do tipo "ah, mas o ar você não vê também e sabe que ele existe". Isso é justamente o tipo de discussão imbecil que eu dispenso. Eu mereço dar a mim mesmo, tendo em vista minhas convicções, uma discussão mais inteligente.
Talvez eu só teria essa tal discussão inteligente com outro ateu, o que para mim não faria nenhum sentido, até porque, assim eu não estaria fazendo o bem a outras pessoas. O ateu já é ateu, esse já está salvo de tal alienação... opa, espera um pouco, eu disse ''o bem''?  Interessante isso. A gente costuma dizer 'o bem' para várias coisas na vida, para distinguir o bem e o mal. Sem estarmos nos referindo a nenhum tipo de divindade e sim, única e exclusivamente, apenas, às ações de cada um. Uma má ação. Uma boa ação. Isso é a prova que o ser humano tem a capacidade de discernir o que é correto e errado, independente de dogmas religiosos ou crenças. São ações, humanas. Mais humanas do que qualquer religião jamais foi.
Vi outro dia uma lista de ateus famosos, tanto brasileiros como estrangeiros. A lista passava por atores, pintores, filósofos, poetas, escritores, cientistas, professores, chefes de estado e empresários, mas nenhum deles me chamou mais atenção do que a presença de Bill Gates na lista (provavelmente o ateu mais rico em toda a lista de ateus). É o que me deixa convicto do que o ser humano é. E quando digo 'o ser humano é', me refiro a algo bem menos pior do que aquilo que normalmente eu me pego pensando em momentos de desânimo e desencanto com a raça humana.
Vejo que independente de qualquer tipo de intuito de crença, você pode ser um sujeito fantástico, criar um império comercial, fazer praticamente todas as pessoas de classe média no mundo terem seu produto em casa e ainda assim, você sendo bilionário, ser o maior doador de dinheiro do mundo, apenas 23 bilhões de dólares. O engraçado dessa história é que os 23 bilhões correspondem a metade do que ele tem.

Como gosto de terminar meus posts com perguntas, gostaria de fazer meus pouquíssimos leitores (ainda que comentem aqui ou não, mas desde que leiam, já está de ótimo tamanho), mais uma vez, pensarem sobre uma  questão:
Quem falou em dízimo (10%) mesmo?

24 de agosto de 2010

O Caetano mudou?

Alguém me explica isso direito por favor. O Caetano não era um sujeito que defendia o PT com unhas e dentes? Fazia discursos fervorosos a favor do Lula? Tomei um susto quando o vi na campanha da Marina.

Sei que alguns vão dizer que preciso me atualizar. Mas com política? Não, obrigado, estou bem assim. Eu só queria que alguém que gostasse dessa maldita política brasileira me explicasse isso. Definitivamente, to convencido de que intelectual que posa como um é babaca. Caetano provou ser retrato de um povo que não tem motivos pra confiar em mais ninguém. E posso até dizer que 100% errado ele NÃO está.