29 de janeiro de 2011

Covardia contra os falsos piratas

Ontem no Rio, tivemos uma demonstração de covardia e incompetência dos órgãos públicos em relação ao comércio de produtos falsificados, os ditos piratas. O comércio popular da Rua Uruguaiana, conhecido como Camelódromo, sofreu uma operação massiva, com previsão de duração de 3 dias para repreender, proibir e apreender produtos falsificados. Quem financiou a operação? Algumas das principais marcas multinacionais que se sentem alvo de falsificações.

Entendo que tais empresas pagam seus impostos honestamente - até onde a gente sabe - e merecem um lugar ao sol no comércio com muita evidência e globalização até enjoar. O que não entendo, é encherem o saco do pobre trabalhador honesto que tem seu ganha-pão ali. O pirata não é um pobre atendente de balcão - muitas vezes desempregado formal e autônomo honesto - que ganha algo em torno de um salário mínimo pra sustentar sua família com trabalho suado e diário. Mas a polícia quer levar à imprensa a idéia de que pensa exatamente o contrário. A imprensa - sempre ela, essa maldita - vai na onda e nos traz manchetes nada abrangentes do que é, na verdade, o comércio de produtos falsificados. Que saudade de reportagens investigativas. Elas andam mais sumidas do que nunca ultimamente. Parece que o público talvez esteja preguiçoso por informações.

O Camelódromo da Uruguaiana é o que eu sempre chamei de ''paraíso da classe média trabalhadora''. O rico (pequeno) salário do cara sai e ele mal vê a hora de comprar algo que tanto deseja. Quando dá por si, nota que seu salário não é suficiente pra comprar aquilo. Recorre então, ao bom e velho Camelódromo, onde encontrará, provavelmente, aquilo que tanto deseja por um preço muito mais aceitável e acessível. É desonestidade de quem que exista uma camisa da seleção brasileira de futebol, custando R$300,00? Com certeza o trabalhador tem o direito de tê-la. Só não merece que seu preço seja tão fora da realidade do brasileiro assim.

Já falei muitas vezes aqui no blog o que penso do CD/DVD original e das vantagens da revolução dos downloads, ditos ''ilegais'', do quanto é questionável a antiga idéia da obra original ser comprada. Sou contra o download pago também, pois ele, no fundo, com o passar dos anos não passará de uma mera simbologia de ode ao artista, por mais redundante que isso seja. O sentido do produto em si, não está no preço e sim na admiração por trás do interesse no mesmo. A pirataria de produtos de marcas famosas não está muito longe disso, principalmente quando falamos de um consumidor que dificilmente teria acesso a uma grande marca pagando seu preço original.

A máfia alimentada é enorme, tanto dos grandes empresários donos de tais marcas originais, quanto de seus primos 'pobres' falsificadores. Quem sai perdendo, sempre é o pobre trabalhador balconista de um dos boxes do Camelódromo. Entre os 1600 boxes em que o Camelódromo é dividido, boa parte tem renda mensal de mais de R$10000,00. Mas o lucro vai em sua maior parte para os donos dos boxes, deixando seus vendedores com uma parcela mínima. Por que essas grandes empresas que financiam uma mega-operação dessas, não usam a mesma fortuna para investir em mais pessoal empregado em suas fábricas e lojas próprias, diminui o preço de seus produtos a um risco aceitável e começa a conquistar novas fatias da população?!  Não o fazem porque há algo muito mais maquiavélico por trás disso. É através desse tipo de pensamento desumano e egoísta dessas grandes empresas, que entra o meu pensamento:  SALVEM OS PIRATAS!!

28 de janeiro de 2011

A Ciência Contra Ela Própria

Não sei se já citei isso aqui no blog anteriormente, mas faço parte daqueles que olham cheios de desconfiança para esse papo de Aquecimento Global. Dei uma pesquisada aprofundada no tema e descobrei que há uma quantidade enorme de cientistas e pesquisadores no mundo todo que consideram o Aquecimento Global uma farsa. A mim, não cabe dizer quem está certo, pois não sou cientista de nenhum campo, mas não me impede de observar o quanto determinados ''fatos'' científicos são apresentados pela imprensa mundial sem consultar diferentes pesquisadores.

Lembrando que sou um fã da ciência justamente por ela ter uma característica que a religião não possui: ser infinita ao nosso conhecimento. Melhor dizendo, a ciência sempre evolui, sempre muda, sempre cresce, sempre acrescenta mais conhecimento. Quando a busca pelo conhecimento acabar, a ciência morrerá. Isso é o mais fantástico de você estudar algo, cada vez mais profundamente, para que gerações futuras acrescentem mais dados a sua pesquisa. A busca pela perfeição na ciência é muito mais ambiciosa e bem menos vaidosa.

Ao ler o jornal de hoje, na seção de Ciência havia 4 reportagens:
-Oceano Ártico mais quente em 2 mil anos
-Uma nova rota para a dispersão do Homo sapiens
-Comer fast-food aumenta o risco de depressão
-Touca combate queda de cabelo da quimioterapia

As duas últimas são pesquisas conclusivas, as chamadas pesquisas práticas que demoraram um certo tempo, uso de voluntários e até mesmo alguns anos para serem terminadas; já as duas primeiras, são os chamados estudos teóricos feitos por uma banca de cientistas que chegam a um consenso praticamente por se sentirem obrigados a isso, afinal, fazendo isso, não teriam muito tempo de estudos perdidos. É aí que entra a vaidade, preferem dizer que ''descobriram'' algo ao invés de dizer não chegaram ''a nenhuma conclusão''.

Ótimo exemplo é a reportagem Comer fast-food aumenta o risco de depressão, onde diz que foram analisados 12059 pessoas durante seis anos para se chegar a esse parâmetro. Um estudo conclusivo, sem dúvidas. Entretanto, em Oceano Ártico mais quente em 2 mil anos em momento algum da reportagem é citado algum dado antigo comparativo aos atuais. Sabe-se apenas que tivemos no último inverno no Ártico a temperatura de 6º Celsius em suas águas e  a mesma reportagem diz que no início do século passado foi registrada a temperatura de 3,5º Celsius no mesmo local. O que eu questiono é a capacidade que cientistas daquela época tinham para medir a temperatura extrema no Ártico. As pessoas mal tinham capacidade de chegar lá e viver por muito tempo na região. Isso sem contar a precisão dos instrumentos de medição usados naquela época. Mas o absurdo não termina por aí. Eles chegam ao ponto de dizer que ''há 2 mil anos'' essas águas não ficam tão quentes. Como sabem disso? Pediram para Jesus medir a temperatura? É muito mérito para a opinião de alguns cientistas

Me expliquem agora, meus caros leitores inteligentes, como pode ter um estudo conclusivo sério, onde a imprensa que o divulga, é tendenciosa. Leiam e pesquisem sobre a Farsa do Aquecimento Global. É onde nossas mentes pensantes verão coisas inconclusivas sobre todo esse alarde mundialmente propagado. Nosso mundo passa por mal bocados, onde terremotos, tsunamis, furacões e tornados destroem tudo conhecido pelo homem, porém estamos parecendo índios pré-descobrimento ficando assustados com 'a vingança da Mãe Natureza'. Acordem! A Natureza não está nem aí para nós. Ela vai continuar, mesmo que nossa civilização termine. Nosso planeta está aí há milhões... bilhões de anos. Não é a ação humana que interromperá seu ciclo. Não sejamos tão vaidosos ao ponto de acharmos tal coisa. Tsunamis e terremotos não podem ser causados pela ação humana. Furacões e tornados, ainda que possam ser causados por temperaturas diferentes, não são causados pela minúscula diferença de temperatura das últimas décadas. Tivemos regiões do mundo que mudaram de características durante a história de nosso planeta e não tinha homem aqui para influenciar isso. Sejamos mentes pensantes ao lermos tais manchetes no jornal. Continuem fazendo cada um a sua parte, para vivermos num lugar mais limpo e saudável, mas não pensem que a sua ação de cada dia fará esse mundo chegar ao seu fim. Ele continuará. Já a gente...

17 de janeiro de 2011

Os Males do Nosso Mundo

O mundo em que vivemos possui basicamente dois tipos de males que assombram o desenvolvimento. Apenas dois. Os outros males são apenas derivados ou consequências desses dois. Seriam eles:

1 - DEMOGRAFIA
Muita gente em pouco espaço. Nosso planeta é enorme, porém, suas áreas com acúmulo populacional são bem centradas em determinados lugares, transformando o cotidiano uma coisa louca, intensa, descontrolada, perigosa e que gera muitos outros malefícios mais na frente da linha do tempo. Conforme uma área vai ficando mais populosa, maiores as dificuldades que o ser humano tem de lidar com tudo. Pessoas que não deveriam ter filhos são justamente as que mais os geram.

2-EDUCAÇÃO
A criação dos pais e a educação dada nas escolas de cada país, onde a cultura local deve ser preservada por motivos políticos, não permite nenhum tipo de educação de excelência. Não há um tipo de pedagogia universal a todos os países. Chegamos a considerar a idéia inviável tamanha a dificuldade que seria hoje aplicar isso no mundo inteiro. Os pais cada vez menos preparados para criar seus filhos, colocam no mundo crianças cada vez piores. Serão futuros adultos com menos qualidade como seres humanos.

Escrever esse texto foi um ato estimulado por eu ter lido uma reportagem a respeito de uma chinesa, autora de um livro onde ela diz que 'as mães chinesas criam seus filhos melhor'. Várias mães no mundo todo se sentiram ofendidas com isso e até ameaçaram a autora de morte, e me intriga muito o motivo dessa ira. Eu não sei quem são essas mães que se sentiram revoltadas com o livro, a reportagem não fala sobre isso. Será que estamos falando das raras mães que criam seus filhos com competência ou estamos falando de mães que deram uma educação deficiente e por esse motivo, seus egos foram feridos, justamente porque a carapuça serviu perfeitamente a elas?!

Eu falo no começo do texto que cada um dos dois males citados possuem inúmeros derivados. Demoraria quilômetros de texto para enumerá-los. Porém de forma resumida, deixei claro aquilo que dói em alguns. Frases como ''você só vai entender quando tiver um filho'' são batidas no que diz respeito a justificar os próprios erros de quem não admite falhas de si próprio. Portante, mãe, pai, quem for se dar o trabalho de comentar aqui, lembre antes de se munir de argumentos melhores que justifiquem suas fraquezas como pais.