Foi feito um estudo por parte de meia dúzia de loucos-desocupados-malandros da Universidade da Califórnia sobre o quanto em dados eu, você e todos no mundo produzimos. Isso mesmo, eles contabilizaram tudo (ao menos dizem que fizeram), desde a quantidade de palavras que dizemos numa ligação telefônica até e-mails trocados pelo mundo a fora. Fizeram parte também dessa "minúscula" conta, os livros, revistas e jornais escritos e vários outros meios de informação que não são necessários serem citados aqui.
Pois bem, acreditem, eles chegaram à conclusão que se forem dividir a quantidade de dados produzidos no mundo por ano (5 hexabytes) por habitante de todo o planeta (cerca de 6,3 bilhões de pessoas atualmente) teremos a média de 800 megabytes por pessoa. O equivalente a pouco mais que um CD-Rom cheio de dados.
Cá entre nós, caros leitores, para que diabos alguém faz um estudo desse ? Um caça-níquel para uma cambada de cientistas (isso é ciência ?!?! ) ter o que mostrar para a imprensa publicar e pessoas como eu lerem, dizendo "nossa, que coisa de louco hein?" .
Pois é!! É exatamente isso que esse estudo é. Uma coisa de louco.
Certa vez li um livro muito bom, um de meus prediletos, que falava sobre o tamanho do universo e suas propriedades. O Universo Numa Casca de Noz de Stephen Hawking, fala sobre algumas teorias respeitáveis de Albert Einsten. Tudo bem que não sou ninguém para questionar o que o cara representou aos estudos de física maravilhosos que ele fez. Mas o que serve para nós (leia-se humanidade) saber o tamanho do universo; ou se ele está encolhendo ou expandindo? Absolutamente nada. Ao menos por enquanto.
Temos muita gente se matando. Uma humanidade sofrida, auto-destrutiva e em decadência total, com problemas de doenças, fome. Vivemos um típico apocalipse e ainda querem saber de inutilidades transformando-as em públicas?
Quero comprovar a minha revolta pelo seguinte. É claro que sei o quanto é difícil e demorado fazer uma pesquisa dessa. Provavelmente muito caro também. Mas pare para pensar no seguinte:
1 byte = 1 letra
2 kilobytes = 1 página de texto
2 megabytes = 1 foto em alta resolução
2 gigabytes = 2 caminhonetes repletas de livros
2 terabytes = 25 mil árvores transformadas em folhas de papel (páginas de texto)
2 pentabytes = o conteúdo de todas as bibliotecas acadêmicas das grandes capitais do mundo
2 hexabytes = o volume total de informação armazenada no mundo em 1999
5 hexabytes = o volume total de informação armazenada no mundo em 2003
Mudou aluma coisa para você? Para mim não. Entendeu agora? Ahh sim, menos mal.
Abraços a todos (foram gastos 15 bytes para mandar esses abraços... hiii, já está saindo por mais bytes ainda... definitivamente esse estudo só serviu para uma coisa: me enlouquecer um pouco mais)
Fliis - Boa musica continua - Repostando
Há 10 anos
Fala que eu te escuto
Postar um comentário