20 de novembro de 2006

Ninfeta

Nada como a gente pesquisar sobre um assunto que nos aguça a curiosidade. Descobri que a palavra ''ninfeta'' representa toda e qualquer figura do sexo feminino prestes a se tornar (ou que tenha acabado de se tornar) mulher. É uma figura que desperta desejo e cobiça de qualquer um dos mortais do sexo masculino.

Ninfeta é derivado de ninfa e não tem absolutamente nenhum caráter pejorativo ou sexual-vulgar. Meninas, não me xinguem depois disso, pois eu sempre apliquei-a no sentido pejorativo. Ninfa é a derivação mais próxima. Deriva do grego nimphe, que significa noiva.

As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas e etc. Geralmente são associadas a deuses e deusas maiores, como a caçadora Artemis, ao deus das árvores e ao aspecto (só de aparencia física e carnal mesmo, tipo a parte mortal) de Hermes.
Uma classe especial de ninfas, as Melíades, foram citadas por Homero como as mais ancestrais das ninfas. Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus, as Melíades descendem de Urano.

Apesar de serem consideradas divindades menores, espíritos da natureza, as ninfas são divindades às quais todo o mundo helênico prestava grande devoção e homenagem, e mesmo temor. Preferi bastante essa definição, muito mais do que a pejorativa.

Está aí uma explicação simples de uma palavra que eu uso com certa freqüência. Longe é claro do sentido pejorativo mais usado hoje em dia. Sentido esse diretamente relacionado à figura de uma menina recém saída da infância e com comportamento provocante aos homens mais velhos. Tudo isso começou após o conto de do escritor russo
Vladimir Nabokov, de 1955, chamado Lolita.
Após o livro, atribuiu-se o significando de "lolita'' à meninas menores de idade ou sexualmente atraentes e/ou precoces. Hoje, usa-se também "ninfeta" com significado bem similar.

Se alguém souber ou tiver algo a acrescentar à essa minha pesquisa, por favor entre em contato através dos comentários.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus.

fonte: Wikipedia