7 de junho de 2009

Após anos de observação, hoje posso afirmar finalmente, sem nem uma ponta de culpa que o gosto musical de um cidadão é diretamente ligado ao seu intelecto. Ou alguém aqui se imagina conversando sobre física quântica com um ouvinte de funk ?! Ou ainda, travar um árduo diálogo sobre mitologia grega com um pagodeiro de carteirinha.
Sem querer estereotipar (mas já fazendo-o), é inquestionável também que os gordinhos nerds de óculos sofrem uma queda por 'heavy metal medieval', talvez para servir de trilha sonora aos RPG's que eles jogam.
Mas a questão aqui não é estereótipo de ninguém e sim uma constatação social de que as pessoas com um gosto musical mais apurado, possuem maior nível de cultura e capacidade de travar um diálogo argumentado. Não é preconceito. Não é puxar a sardinha com a mão do gato apenas por eu ser um amante de um gênero musical citado no título deste blog, além de outros gêneros, é claro.
Música é cultura e ''música de massa'' eu desconsidero como cultura, tendo em vista que é imposta ao público. A equação se completa da seguinte maneira: logo, público que sofre imposições, também sofre falta de opções. O que não é condenável de maneira alguma. O cara que ouve Calypso no dia-a-dia dele, pode ser condenado? De forma alguma. Não enquanto esse sujeito só tiver condições de ouvir os lamentáveis calypsos e sorrisos marotos da vida. É tenebroso sim, que alguém tenha acesso a uma forma de cultura não-imposta pelas mídias de massa, e ainda assim se torne vulnerável a tudo que há de pior nos regionalismos musicais brasileiros que, em sua absoluta maioria, foge à riqueza de ritmos variados que temos mais perto de nós do que muitos imaginam.
Por pouco, muito pouco, o chorinho não ficou de fora do Viradão Carioca. Mas quem disse que MC Leozinho ficou de fora ? É óbvio que agendaram ele no meio do evento. E adivinha pra onde? Piscinão de Ramos, é claro.

4 Falaram

Anne disse...

Incriveis são as pessoas que desenvolveram um gosto musical refinado quando a sua volta só se ouve "música de massa". Evolui quem quer.

Unknown disse...

sorriso maroto é bom véi! usahushaushaush Eu concordo contigo, mas sou um caso a parte porque eu ouço de tudo! Isso seria estranho? beejo!

Thayana Audi disse...

é também ouço de tudo ! gosto de vários estilos musicais ! não generalize , pedrão (:

Grace Olsson disse...

Pedro, eu ouco de tudo. Mas confesso que sou muito exigente com música. Tbm, nao gasto dinheiro com musicas que nenhum valor tenham...nao sei como uma pessoa se dá ao trabalho de ouvir ou comprar essas trash music...
bjs e dias felizes

Postar um comentário