28 de janeiro de 2011

A Ciência Contra Ela Própria

Não sei se já citei isso aqui no blog anteriormente, mas faço parte daqueles que olham cheios de desconfiança para esse papo de Aquecimento Global. Dei uma pesquisada aprofundada no tema e descobrei que há uma quantidade enorme de cientistas e pesquisadores no mundo todo que consideram o Aquecimento Global uma farsa. A mim, não cabe dizer quem está certo, pois não sou cientista de nenhum campo, mas não me impede de observar o quanto determinados ''fatos'' científicos são apresentados pela imprensa mundial sem consultar diferentes pesquisadores.

Lembrando que sou um fã da ciência justamente por ela ter uma característica que a religião não possui: ser infinita ao nosso conhecimento. Melhor dizendo, a ciência sempre evolui, sempre muda, sempre cresce, sempre acrescenta mais conhecimento. Quando a busca pelo conhecimento acabar, a ciência morrerá. Isso é o mais fantástico de você estudar algo, cada vez mais profundamente, para que gerações futuras acrescentem mais dados a sua pesquisa. A busca pela perfeição na ciência é muito mais ambiciosa e bem menos vaidosa.

Ao ler o jornal de hoje, na seção de Ciência havia 4 reportagens:
-Oceano Ártico mais quente em 2 mil anos
-Uma nova rota para a dispersão do Homo sapiens
-Comer fast-food aumenta o risco de depressão
-Touca combate queda de cabelo da quimioterapia

As duas últimas são pesquisas conclusivas, as chamadas pesquisas práticas que demoraram um certo tempo, uso de voluntários e até mesmo alguns anos para serem terminadas; já as duas primeiras, são os chamados estudos teóricos feitos por uma banca de cientistas que chegam a um consenso praticamente por se sentirem obrigados a isso, afinal, fazendo isso, não teriam muito tempo de estudos perdidos. É aí que entra a vaidade, preferem dizer que ''descobriram'' algo ao invés de dizer não chegaram ''a nenhuma conclusão''.

Ótimo exemplo é a reportagem Comer fast-food aumenta o risco de depressão, onde diz que foram analisados 12059 pessoas durante seis anos para se chegar a esse parâmetro. Um estudo conclusivo, sem dúvidas. Entretanto, em Oceano Ártico mais quente em 2 mil anos em momento algum da reportagem é citado algum dado antigo comparativo aos atuais. Sabe-se apenas que tivemos no último inverno no Ártico a temperatura de 6º Celsius em suas águas e  a mesma reportagem diz que no início do século passado foi registrada a temperatura de 3,5º Celsius no mesmo local. O que eu questiono é a capacidade que cientistas daquela época tinham para medir a temperatura extrema no Ártico. As pessoas mal tinham capacidade de chegar lá e viver por muito tempo na região. Isso sem contar a precisão dos instrumentos de medição usados naquela época. Mas o absurdo não termina por aí. Eles chegam ao ponto de dizer que ''há 2 mil anos'' essas águas não ficam tão quentes. Como sabem disso? Pediram para Jesus medir a temperatura? É muito mérito para a opinião de alguns cientistas

Me expliquem agora, meus caros leitores inteligentes, como pode ter um estudo conclusivo sério, onde a imprensa que o divulga, é tendenciosa. Leiam e pesquisem sobre a Farsa do Aquecimento Global. É onde nossas mentes pensantes verão coisas inconclusivas sobre todo esse alarde mundialmente propagado. Nosso mundo passa por mal bocados, onde terremotos, tsunamis, furacões e tornados destroem tudo conhecido pelo homem, porém estamos parecendo índios pré-descobrimento ficando assustados com 'a vingança da Mãe Natureza'. Acordem! A Natureza não está nem aí para nós. Ela vai continuar, mesmo que nossa civilização termine. Nosso planeta está aí há milhões... bilhões de anos. Não é a ação humana que interromperá seu ciclo. Não sejamos tão vaidosos ao ponto de acharmos tal coisa. Tsunamis e terremotos não podem ser causados pela ação humana. Furacões e tornados, ainda que possam ser causados por temperaturas diferentes, não são causados pela minúscula diferença de temperatura das últimas décadas. Tivemos regiões do mundo que mudaram de características durante a história de nosso planeta e não tinha homem aqui para influenciar isso. Sejamos mentes pensantes ao lermos tais manchetes no jornal. Continuem fazendo cada um a sua parte, para vivermos num lugar mais limpo e saudável, mas não pensem que a sua ação de cada dia fará esse mundo chegar ao seu fim. Ele continuará. Já a gente...

1 Falou

Natasha Vitória disse...

isso é papo pra muitas horas de discussão rs!
Acredito no aquecimento global, mas tambem acredito que ele é apenas um ciclo pelo qual o planeta passa de tempos em tempo.
a nossa raça medíocre é que nao sabe como sobreviver a isso!

Pense Verde!

Postar um comentário