20 de outubro de 2013

Generalizar Geralmente

Há quem confunda as duas coisas. Geralmente, quem diz 'não generalize', começa dizendo ''nem sempre'', mas não entende que ''geralmente'' não lida com totalidades.

Exemplo de uma resposta inadequada:
- Geralmente gordos se entopem de doces.
- Nem sempre, há gordos que preferem massas.

O erro está em complementar uma frase como se fosse uma correção. Em momento algum foi dito que todos os gordos se entopem de doces. As pessoas estão preguiçosas para entender?
O título desse post começou a ser desenvolvido na minha mente após uma conversa que não tem muito a ver com o exemplo acima.

Comecei divagando com uma amiga sobre os comportamentos de homens e mulheres no âmbito social de hoje em dia, principalmente a noite. Quando eu era moleque, eu via meus amigos roqueiros indo para festas que tocavam funk só no intuito de 'pegar mulher'.
Eu não me sentia a vontade com aquilo. Sim, eu era diferente. Não sei se 'melhor' ou 'pior', mas diferente deles. E preferia ficar em casa.

Trazendo para os dias de hoje temos alguns questionamentos ainda naquela área do ''geralmente''.
Vejamos:
- Por que homem de hoje em dia depila o peito? Porque mulher de hoje em dia gosta de peito liso. - Por que homem de hoje em dia se mata de malhar e tomar suplemento (quem não faz isso é esquisito, é ''o diferente'') ? Porque mulher de hoje em dia só quer os sarados. - Por que os homens usam as MESMAS roupas? Porque as mulheres preferem os que estão na moda, seja lá qual for o estilo, tem sempre uns 2 ou 3 estilos que estão na moda. - Por que os homens são idiotas e nao sabem falar sobre um livro, um filme, uma peça de teatro, uma exposição? Porque as mulheres só querem saber de night, compras, boates e o ultimo livro q leram foi 'Harry Potter' ou ''50 Tons de Cinza'.
Repararam quanta coisa ofensiva (para alguns) eu coloquei acima? Se você diz algo assim em meio a uma discussão, a primeira reação é sempre ''não generalize''. Não tem nada que me irrite mais atualmente do que isso numa conversa. Parece que temos que estabelecer todas as especificações daquilo que estamos falando, simplesmente para não ficar parecendo que estamos falando da totalidade.
Como talvez me faltem palavras para ser mais específico, termino meu post com as definições, segundo o Dicionário Houaiss das duas palavrinhas em questão.

GENERALIZAR
verbo
transitivo direto, bitransitivo e pronominal
1 tornar(-se) geral; estender(-se); propagar(-se); universalizar(-se)
Exs.: g. críticas (a todos)
modo de ensino que se generalizou
pronominal
1.1 espalhar-se, propagar-se (diz-se de certas doenças)
Ex.: a epidemia generalizou-se rapidamente
transitivo direto
2 tornar mais amplo; dar maior extensão a (algo)
Ex.: g. um conceito


GERALMENTE
advérbio
1 de modo genérico, totalizante
Ex.: falo g., não caso a caso
1.1 pela maioria das pessoas
Ex.: seus livros eram g. bem aceitos
2 na maior parte das vezes; em geral
Ex.: g. não saímos à noite

1 Falou

Juliano disse...

Excelente artigo.

Postar um comentário